08 janeiro 2009

Válvula PCV



Durante a operação do motor, gases que escapam da câmara de combustão são
acumulados no cárter. O acúmulo destes gases prejudiciais reduzirão a vida do
motor consideravelmente. Estes gases possuem emissões prejudiciais tais como
hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio e são uma fonte de
poluição do ar.
O sistema de Ventilação Positiva do Cárter (PVC) é utilizado para remover estes
gases do cárter e direcioná-los de volta para a câmara de combustão, onde os
mesmos podem ser queimados, em vez de liberá-los para a atmosfera. Este é um
método mais eficiente de ventilação e é necessário para atender as normas atuais
de emissão. A maioria dos sistemas usam uma válvula mecânica para controlar a
velocidade do fluxo, enquanto outros usam um conjunto separador de óleo. A
tensão da mola da válvula é projetada especificamente para cada motor.
A tensão da mola controla o fluxo de vapores do cárter do motor. Isto impede a
formação de pressão no cárter e o consumo excessivo de óleo.


O ar fresco do filtro de ar é suprido ao cárter. Lá, o mesmo é misturado com gases que escapam do processo de combustão. A mistura de ar fresco e gases passa através da válvula do PCV para o coletor de admissão. Deste ponto, a mesma circula dentro do motor e é queimada no processo de combustão.
Falha da válvula do PVC ou uma aplicação incorreta pode causar a formação de lama no cárter, pressões incorretas no cárter e problemas no desempenho do motor.

Nenhum comentário: