06 janeiro 2009

Sistema de Alimentação

A função da carburação – A carburação desempenha um papel essencial ao permitir
que o motor do automóvel arranque facilmente, tenha uma boa e progressiva
aceleração, funcione economicamente, dê o máximo rendimento e não morra.
Em resumo, a sua função consiste em misturar homogeneamente uma determinada
quantidade de gasolina com outra de ar formando uma mistura gasosa e
fornecendo uma proporção adequada desta mistura pulverizada ou atomizada a
cada cilindro para sua combustão. O processo completo da carburação tem início
quando a gasolina se mistura com o ar e termina quando ocorre a sua combustão
(explosão) nos cilindros. Assim os carburadores, o coletor de admissão, as válvulas
de admissão e mesmo as câmaras de explosão e os pistões intervêm na
carburação.
Na alimentação do carburador interferem os seguintes elementos: um tanque de
combustível colocado à distância, uma bomba que aspira a gasolina do tanque e a
envia ao depósito de nível constante, ou “cuba”, do carburador e vários filtros
montados no circuito que impedem a entrada de impurezas, que teriam
interferência, não só no carburador como na bomba.
Relação da mistura ar-gasolina – Regra geral, a completa combustão da mistura é
assegurada quando a sua relação em peso é de quinze partes de ar para uma de
gasolina – a mistura correta.
Contudo, esta relação em peso ar-combustível não proporciona a potência máxima
nem, em geral, a máxima economia. O arranque, em tempo frio, poderá exigir uma
mistura composta por uma parte de ar para uma parte de gasolina enquanto que,
para obter o máximo de economia e uma velocidade constante e não excessiva –
velocidade cruzeiro –, é necessária uma mistura menos rica, como seja a dezesseis
partes de ar para uma de gasolina, o que se supõe a máxima economia possível
para tal velocidade. A mistura deverá satisfazer as várias condições de
funcionamento do motor, ou seja: rica, para o arranque; menos rica para pequenas
velocidades e ralenti; pobre, para um funcionamento econômico a velocidade
moderada; mais rica para acelerações e velocidades elevadas.
Os produtos resultantes da combustão da mistura gasosa incluem o monóxido de
carbono (altamente tóxico), o anidrido de carbônico, hidrocarbonetos e óxidos de
azoto. A proporção destes nos gases de escapamento depende da mistura.

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