06 janeiro 2009

Coletor de admissão

O coletor de admissão tem duas funções: contribuir para a vaporização da mistura
gasosa proveniente do carburador e distribuí-la pelos cilindros em quantidades tão
uniformes quanto possível.


A distribuição perfeitamente uniforme nem sempre é possível, já que a mistura por
vezes não é toda vaporizada no carburador, chegando ao coletor de admissão
alguma gasolina ainda em estado líquido. Num motor que apresente um carburador
para cada cilindro, as conseqüências desse fato não são relevantes, já que cada um
recebe a totalidade do combustível que lhe é destinado. No entanto, quando o
carburador tem de alimentar mais do que um cilindro, é necessário um sistema
adicional de vaporização para melhorar a distribuição da mistura.
Normalmente uma zona aquecida pelo escapamento e situada na parte central do
coletor de admissão, constitui um vaporizador auxiliar de combustível. O excessivo
aquecimento desta zona poderá dar origem a uma perda de potência devido à
redução da densidade do ar e, para evitar este inconveniente, existem, em algumas
dessas zonas, válvulas reguladas por termostato que se fecham quando as
temperaturas dos escapamentos são demasiado elevadas.
Se a disposição do motor não permitir a inclusão de uma zona aquecida pelo
escapamento, o coletor de admissão pode ser aquecido por água do sistema de
resfriamento ou até mesmo por termostatos elétricos fixados ao coletor de
admissão.
O aquecimento por água assegura uma temperatura mais constante numa zona
maior; porém, após um arranque com motor frio, não se torna tão rapidamente
eficaz como o aquecimento proporcionado pelo escapamento.
O formato do coletor pode ajudar a evitar a formação de gotas de combustível sem
diminuir o fluxo de ar, o que resulta uma grande variedade de formas e dimensões
dos coletores de admissão.
Carburadores duplos e coletores em forma de forquilha – Quando são utilizados
dois carburadores independentes num motor de 4 cilindros, são normalmente
ligados a coletores curtos bifurcados, alimentando, cada um deles, 2 cilindros. A
mesma disposição aparece nos motores de 6 cilindros com 3 carburadores. No caso
de carburadores de duplo corpo, cada um, num motor de 4 cilindros, alimenta um
só cilindro.
Em automóveis de elevada potência, é freqüente a utilização de ligações flexíveis
do carburador para evitar que a vibração do motor dê origem à formação de
espuma na cuba de nível constante. Em todas as instalações de carburadores
múltiplos é necessário ligar os coletores independentes com um tubo equilibrador
para evitar desigualdades na alimentação.

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