10 janeiro 2009

Carburadores Mistos

O carburador misto (compound) tem dois ou mais corpos de difusor fixo que
alimentam um coletor de admissão comum. As borboletas do acelerador estão
dispostas de modo que sua abertura seja diferenciada, isto é, que apenas funcione
uma, até que a necessidade de ar atinja um certo valor, momento em que se abre
a Segunda borboleta, conseguindo-se assim, uma maior potência.
Esta disposição permite que o diâmetro do primeiro corpo – o corpo primário – e o
respectivo difusor possam ser menores, permitindo um funcionamento suave com o
motor a baixa rotação.
O peso e a mola do pistão fazem-no descer, ficando apenas um espaço reduzido
para a passagem do ar. Quando se pisa no acelerador e a borboleta se abre,
intensifica-se a passagem do ar através do difusor e aumenta a depressão em cima
do pistão. Esta obriga o pistão a subir, o que aumenta ainda mais o fluxo de ar para
o motor.
O débito da gasolina é regulado pôr uma agulha de ponta cónica ligada ao pistão e
que penetra no pulverizador do combustível e quando pistão sobe a agulha sobe
também, permitindo uma maior passagem de combustível. A posição do
pulverizador e a forma da agulha assegura a proporção correta de gasolina e ar.
O enriquecimento da mistura, a quando da aceleração, é assegurado pôr um
amortecedor que diminui a velocidade de subida do pistão quando se abre a
borboleta, o que resulta um aumento da depressão no pulverizador de combustível
e um enriquecimento temporário da mistura.
Como a pressão do ar no difusor variável permanece praticamente constante a
qualquer regime de rotação do motor, não há necessidade de um circuito
independente para a marcha lenta, como acontece no carburador de difusor e jatos
fixos.
Nos carburadores SOLEX e WEBER, de abertura diferenciada, a borboleta do corpo
secundário pode abrir-se mecanicamente mediante articulação ligada à borboleta
do corpo primário ou então pôr meio de um dispositivo pneumático que atua pôr
sucção, o qual consta de uma câmara e um diafragma com haste de ligação à
borboleta.
Carburadores mistos – Os corpos de difusor fixo alimentam um coletor comum. O
corpo primário, de menor diâmetro, assegura um funcionamento suave a baixa
rotação, enquanto o corpo secundário, de maior diâmetro, aumenta a quantidade
de mistura para obter o máximo de rendimento. A articulação das borboletas
permite a abertura diferenciada.


Nenhum comentário: