04 janeiro 2009

Cabeçote


Podem surgir rachaduras no bloco, em conseqüência da pressão causada pelo
aumento de volume da água ao congelar, ou eboluir. Por vezes, essa dilatação pode
chegar a desalojar os selos que vedam os furos resultantes da fundição. Os
cilindros podem ser dispostos numa só fila em sentido longitudinal (motores em
linha), em duas filas, formando um ângulo entre si (motores em V), ou
horizontalmente e em duas filas, uma de cada lado do virabrequim (motor de
cilindros horizontais opostos). Nos motores de 4 e 6 cilindros estes, na sua maioria,
estão dispostos em linha.
Quanto maior for o número de cilindros de um motor, mais suave será o seu
funcionamento, sobretudo a baixa rotação. Na maioria dos automóveis de grande
cilindrada (6 ou 8 cilindros) recorre-se à disposição em V.
São poucos, em termos de porcentagem, os motores que utilizam o sistema de
cilindros horizontais opostos.


As válvulas de escape são elementos sujeitos, em todos os motores, a solicitações
térmicas realmente elevadas. Os fabricantes, ao projetarem os cabeçotes e as
câmaras de compressão, levaram em consideração esse problema, contornando-o
mediante uma rígida refrigeração da zona do cabeçote onde estão inseridas as
guias de válvulas e aumento também a áreas de assento da cabeça da válvula no
cabeçote para facilitar, assim, a transmissão térmica. E, mesmo assim, em motores
de alta performance, o problema continua sendo difícil e nem sempre de solução
possível, ainda que se empreguem os melhores materiais e tratamentos na
fabricação de válvulas.
As válvulas refrigeradas a sódio constituem a resposta da técnica a este problema.
A diferença das válvulas normais, que são maciças, as refrigeradas a sódio são
ocas, abrigando em seu interior uma determinada quantidade de sódio. Quando a
cabeça da válvula esquenta, o sódio existente no interior da haste se funde e
circula ao longo de toda a cavidade da válvula transportando eficazmente o calor
desde a cabeça da válvula até o pé da mesma. As válvulas refrigeradas a sódio
permitem reduzir a temperatura na cabeça de cerca de 800°C, valor normal em
válvulas convencionais, a até menos de 600°C.

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