04 janeiro 2009

Basico


A estrutura do motor deve ser suficientemente rígida para poder suportar as

elevadas pressões a que estão sujeitos os mancais do virabrequim e as demais

peças internas. É constituída basicamente por duas partes ligadas por meio de

parafusos: a superior chamada de cabeçote do motor e a inferior chamada de bloco

do motor, que contém o virabrequim. Tanto o cabeçote como o bloco podem ser de

ferro fundido, embora também se utilize o alumínio na sua fabricação por ser mais

leve e permitir uma melhor dissipação do calor.

Atualmente, quase todos os motores apresentam as válvulas no cabeçote. No

cabeçote do motor existe, para cada cilindr o u ma câmara de explosão, um coletor

de admissão, um coletor de escapamento, uma válvula de escapamento, uma

válvula de admissão e um orifício com rosca para o alojamento da vela.

O motor recebe a mistura gasosa através das válvulas de admissão e expele os

gases resultantes da combustão através das válvulas de escapamento. O

mecanismo de abertura e fechamento das válvulas situa-se normalmente na parte

superior do c abeçote do motor.

No bloco do motor encontram-se os cilindros e os mancais do virabrequim, no qual

estão ligadas as bielas que, por sua vez, estão ligadas aos pistões. O bloco do

motor pode ainda alojar a árvore de comando o qual comanda o abrir e o fechar

das válvulas.

Às vezes, a árvore de comando está alojada no cabeçote do motor. Tanto o

cabeçote como o bloco do motor contém uma série de dutos denominados câmaras

de água nos quais circula a água de arrefecimento.




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