03 janeiro 2009

Arrefecimento - Perguntas e Respostas

O que é arrefecimento?

Todos os motores de veículos são máquinas geradoras de calor (motores de combustão interna), assim foi criado o sistema de arrefecimento para controlar essa quantidade de calor.

Quais são as partes de um sistema de arrefecimento?

Radiador
Líquido de arrefecimento (água + Aditivo)
Bomba d’água
Mangueiras
Válvula termostática
Interruptor térmico da ventoinha
Ventoinha
Sensores de temperatura
Reservatório e tampa

Qual é a função de cada produto?

Radiador = diminuir a temperatura do líquido que sai do motor
Líquido = elevar o ponto de ebulição e congelamento da água, lubrificar e proteger contra a corrosão
Bomba d’água = circular o líquido para todo o sistema;
Mangueiras = interligar motor com radiador e reservatório;
Válvula termostática = controlar o fluxo de líquido e a temperatura do motor;
Interruptor = ligar e desligar a ventoinha;
Ventoinha = resfriar o líquido no radiador;
Sensores = indicar a temperatura ao painel e ao computador do veículo.

Qual é a temperatura de trabalho do motor?

Os veículos mais antigos trabalhavam com temperatura de 80 graus celsius aproximadamente, hoje é bem maior, vai de 100 até 120 graus celsius, dependendo do projeto do motor. Com esse aumento na temperatura de trabalho do motor foi possível conseguir uma potência de 60 cv (cavalos) num motor 1.0 (popular).

Então o controle da temperatura é importante?

Sim, sem dúvida!!!
Um motor trabalhando numa temperatura correta conforme projetado pelas montadoras vai gerar a potência máxima, economizar combustível e emitir menos poluentes. Além de manter a temperatura ideal do óleo lubrificante evitando assim atritos e desgastes prematuros.

Posso alterar a temperatura do motor em locais mais quentes ou mais frios?

Jamais!!! O motor foi projetado para trabalhar em qualquer local do País, de Norte a Sul.
Já imaginou o que aconteceria com você se alterassem a temperatura de seu corpo?

O que eu devo fazer então?

Em primeiro lugar é seguir as instruções do manual do veículo!
Manual do veículo? O que é isso?
É aquele livrinho que recebemos quando compramos o veículo cheio de desenhos e letras e que nunca lemos.

Hoje a preocupação com o controle de temperatura do motor aumentou?

Sim, como os motores trabalham com temperaturas mais altas (acima de 100 graus celsius), são necessários maiores cuidados com a manutenção. Uma pesquisa realizada recentemente indicou que 80% dos veículos quebrados na serra do mar estavam com problemas relacionados ao sistema de arrefecimento.

Então eu tenho que gastar mais dinheiro com o meu veículo?

Sim! e Não!
Sim, se a manutenção for corretiva, ou seja o motor já ferveu e ocasionou vários estragos que poderiam ser evitados;
Não, se a manutenção for preventiva, ou seja foram tomadas algumas ações para que se evite que o motor ferva.

Resumindo

1) Estar sempre atento ao marcador de temperatura do painel (parece óbvio mas muitos não sabem que existe);
2) Verificar uma vez por semana o nível do líquido no reservatório de expansão sempre com o motor frio;
Obs: Atenção, caso necessite sempre completar o líquido, pode existir algum vazamento no sistema.
3) Apesar da gentileza do frentista não deixe-o abrir o reservatório ou radiador com o motor quente e nem completar com água fria toda vez que for abastecer. Além de riscos de queimadura, pode danificar o sistema.
4) Trocar o líquido de arrefecimento a cada 30.000 Km. Assim como o óleo do motor o líquido perde suas características com o tempo e uso. É necessário a troca pois assim o motor vai economizar combustível, atingir potência máxima, emitir menos poluentes e reduzir o atrito e desgastes prematuros.
5) Verificar os componentes do sistema quando da troca do líquido realizar a manutenção preventiva do sistema, verificar em que condições estão os componentes, caso estejam com mau funcionamento providencie a troca, estudos provam que a manutenção preventiva reduz drasticamente as despesas com um veículo.
6) O sistema de arrefecimento é complexo, envolve muitos componentes e para uma boa manutenção exige um trabalho de profissionais capacitados. Portanto procure sempre uma oficina de sua confiança.

Um comentário:

sujeito35 disse...

Recentemente mu carro quebrou a correa dentada (Toyota Hylux ano 2003). Fiz o serviço numa oficina bem referendada na regiao onde me deram garantia de 06 meses ou 10.000km, só que em menos de um mês e pouco mais de 1000km rorados o carro parou de vez. Levei o poprio mecanico que fez o serviço para ver o carro onde ele parou, ali foi constatado que o carro parou por aquecimento, ou seja, levou mais de 06 litros dàgua e suspeita de queima da junta do motos. Pergunta: O que pode ter acontecido, já que apos completar a água do radiador e feito o teste de pressão (manômetro) com 16bar não surgiu nenhum vazamento? é possivel que o carro tenha rodado esse periodo somente com o restante da água do sist de arrefecimento, já que o radiador foi esvaziado e parando após evaporação desta?