17 dezembro 2008

VW Santana com vidros elétricos travados

Sintoma: Os vidros elétricos de uma Santana Quantun 87 travaram em posição fechado, não funcionando nada em nenhuma das portas.

Causa: Esse veículo possui dois relés, sendo um temporizador e outro de descida automático dos vidros. Testando o relé temporizador, verificou-se que o mesmo atraca mas não aterra o segundo relé. Fizemos um "jumper" nos terminais 31 e 87 do relé e os vidros voltaram a funcionar, só que com uma carga muito elevada na porta do motorista.

Solução: O problema ocorreu em função de um problema no botão de acionamento do vidro da porta dianteira esquerda, que entrava em curto quando acionado. Isso provocou uma carga muito elevada no relé, que se rompeu. Estranho que isso deveria ter provocado a queima do fusível F12 que pertence ao circuito, o que não ocorreu. Verificando o seu valor, foi constato que estava muito alto (25A) sendo que o correto é de aproximadamente 10A. Foi substituído o botão e o relé e o fusível por um de valor correto e tudo voltou a funcionar normalmente.

Um comentário:

Anônimo disse...

MUITO BOA A DICA MEU AMIGO DIORGE DE PELOTAS