28 dezembro 2008

Velas de ignição - Tipos e Caracteristicas (parte 10)

:: Velas resistivas


Esta vela incorpora uma resistência de cerâmica de 5 k ohms (por exemplo), para eliminar os ruídos magnéticos da ignição gerados durante a emissão de faíscas.

Uma vela resistiva elimina os ruídos magnéticos que interferem com rádios de automóveis, comunicações móveis e telefones celulares. Evita também o funcionamento incorreto dos sistemas eletrônicos de controle de injeção de combustível.

Nos veículos com injeção eletrônica, é fundamental a sua utilização, principalmente quando a unidade de comando ou centralina do sistema se encontra localizado no compartimento do motor, como é o caso da linha FIAT. As interferências podem gerar falhas no funcionamento do motor, fazendo com que o reparador tenha a impressão que o problema possa estar em algum sensor ou atuador do sistema de injeção.

Como a vela tipo resistiva tem incorporado uma resistência, algumas pessoas pensam que estas velas têm efeitos negativos sobre o arranque, aceleração, economia de combustível e emissões. Esta vela não afeta o rendimento do motor; portanto não duvide em usá-la.

Efeitos de eliminação de ruídos da vela do tipo resistiva
(comparada com uma vela do tipo convencional)

Tal como se mostra ao lado, os ruídos se reduzem em todas as zonas de freqüências mediante a instalação de velas tipo resistivo.

Vale lembrar que é de extrema importância que os cabos também não interfiram na frequência dos sinais.

Durante toda essa matéria, mostramos as duas marcas mais utilizadas atualmente, a NGK e a BOSCH. Ambas as marcas são de excelente qualidade. Porém existem diversas outras marcas que asseguram um bom funcionamento do motor.


Nenhum comentário: