28 dezembro 2008

Sistema de Arrefecimento (Parte 2)

A seguir, iremos descrever a função de cada componente dentro do sistema:

- Radiador: Serve como trocador de calor no sistema. O líquido aquecido proveniente do motor, ao passar pelos dutos do radiador sofre um resfriamento devido a circulação de ar pelas suas aletas. O líquido resfriado retorna novamente para o motor.

O radiador possui dois dutos principais: entrada do líquido aquecido (parte superior) e saída do líquido resfriado (parte inferior). É importante que suas aletas se mantenham limpas, para não dificultar a passagem do líquido de arrefecimento.

Este dispositivo se localiza na parte frontal do automóvel, de modo a facilitar a passagem do ar.

- Bomba d´água: Serve para auxiliar o deslocamento da água no sistema, ou seja, recalca o líquido do radiador para o motor, fazendo com que haja uma troca do líquido aquecido pelo resfriado. Mesmo se não houvesse a presença da bomba, o líquido iria circular por termofissão (a diferença de temperatura provocaria o movimento). A bomba é um dispositivo que melhora essa circulação.

A bomba d´água é acionada pelo próprio motor por meio de uma polia que está acoplada à árvore de manivelas (virabrequim) por intermédio de uma correia. Isso significa que, quanto maior for a rotação do motor, maior será sua capacidade de deslocamento.

A correia que aciona a polia da bomba pode ser do tipo trapezoidal ou Mult-V.

Observação- Fique atente ao correto tensionamento da correia da bomba d´água. Alguns motores utilizem a própria correia dentada para acionar a bomba.

É importante que se observe o seu estado de conservação para um bom funcionamento do sistema. Uma correia gasta pode se romper, provocando o superaquecimento do motor. Falaremos deste assunto numa outra matéria.

2 comentários:

Anônimo disse...

tenho um Palio 2000 1.0 o reservatorio de agua está juntando oleo mas o oleo do carter não baixa e está normal . . . o que pode ser ??

Anônimo disse...

tenho um Palio 2000 1.0 . . .esta com oleo no reservatori ode agua mas o oleo do carter está bem limpo sem agua . . . o que pode ser ??