17 dezembro 2008

Pálio com acelerador eletrônico - Drive by Wire

Sintoma: O motor do veículo Pálio entra em funcionamento com facilidade e sem falhas, só que não aceita acelerações e a lâmpada de anomalia no painel de instrumentos se acende. O sintoma é como se estivéssemos acionando o pedal sem o cabo do acelerador ligado.

Causa: Como se tratava de um motor com sistema "drive-by-wire" acelerador sem cabo, fomos verificar se acionando o pedal a borboleta de aceleração estava abrindo, o que não ocorria. Verificamos todas as conexões elétricas e tudo estava em ordem, somente não havendo sinal no atuador da borboleta de forma correta. Conversando com o cliente, ele relatou que isso ocorreu logo após a troca da bateria (por uma de maior capacidade devido a instalação de som). Constamos então que a bateria foi desligada com a chave na posição MAR (ligado), o que provocou o problema.

Solução: Para corrigir esse problema, deixe a chave em posição STOP (desligado) e desligue um dos cabos da bateria (de preferência o negativo para evitar curtos com a carroceria) por cerca de 1 minuto ou mais. Ligue novamente a bateria e coloque a chave em posição MAR (ligado) e aguarde mais 1 minuto. Passado esse tempo, dê partida no motor sem desligar a ignição. Após algum tempo funcionando, a lâmpada de anomalia irá se apagar e o sistema voltará ao normal.

Um comentário:

Anônimo disse...

palio com acelerador eletronico fica ocilando nao sei oque fazer