17 dezembro 2008

Partida a frio- Monza - Kadett e Ipanema

Sintoma: A primeira partida do veículo, pela manhã, tornou-se muito difícil com a queda da temperatura ambiente. Observa-se o sistema de injeção de gasolina para partida a frio não entra em funcionamento embora esteja em ordem, e quando ativado durante o teste de atuadores realizado pelo scanner injeta normalmente.

Diagnóstico: Os veículos Monza, Kadett e Ipanema a àlcool apresentam este comportamento quando a temperatura ambiente não é alta o suficiente para assegurar uma boa partida e baixa o necessário para que a injeção de gasolina, aconteça.

Causa: Isto ocorre porque o sistema de injeção de gasolina só é acionado com temperatura iqual ou inferior a 17 ºC. Quando a temperatura está acima de 17ºC, porém, abaixo de 23 a 24ºC o motor está bastante frio a ponto de necessitar auxilio do sistema partida a frio, e não acontece porque o mesmo só funciona com temperatura mais baixa, o que compromete a partida nesta faixa de temperatura.

Solução: A alternativa para esta situação é colocar um interruptor para ser acionado manualmente quando à dificuldade de partida. Este interruptor poderá estar ligado ao terminal A4 da unidade de comando e à massa. Quando a temperatura for inferior a 17ºC a UC ativará automaticamente o sistema de partida. Acima disto, quando necessário, o motorista fará a ativação pressionando rapidamente o interruptor.

Nenhum comentário: