17 dezembro 2008

Ford Ka sem marcha lenta quando aquecido

Problema: Veículo Ford Ka após aquecido ficava sem marcha lenta, morrendo constantemente.

Causa: Após verificado o sistema de ignição e combustível que estavam em ordem, foi constatado que após fechado o circuito do sensor de oxigênio (sonda lambda), ela ficava travada em mistura pobre, cerca de 0,3 mV. Com isso a unidade de comando tentava corrigir a mistura e não conseguia fazendo o carro parar seu funcionamento.

Foram realizados vários testes na sonda lambda, estando ela em bom estado. Verificando as mangueiras do respiro do motor constatamos a falha- havia um pequeno furo em uma das mangueiras do respiro o que gerava uma entrada de ar falsa.

Solução: Troca da a mangueira defeituosa do respiro do motor.

Observação: Esse tipo de defeito pode ser confudido com o problema que dá constantemente na válvula de controle da marcha lenta (eletroválvula), por isso deve ser feito um diagnóstico preciso para evitar erros no reparo.

Sistema: FIC EEC-V
Veículo: Ka 1.3 gasolina

2 comentários:

Anônimo disse...

Detectei no meu carro o mesmo problema!! só que no meu caso eu já tinha trocado a valvula IAC por 175 reais, e depois reparei que a mangueira do respiro está rachada e tb estava obstruida porque o frentista do posto colocou uma esponja para nao entrar oleo na caixa do filtro de ar

Anônimo disse...

Olá, amigo!

Meu carro está exatamente como descrito e já troquei o atuador de marcha lenta 3 ou 4 vezes, sonda lambda etc. O carro está consumindo demais.Quando o carro está parado não acusa nenhum erro no rastreador. Se eu estiver descendo uma ladeira e jogar na marcha lenta, o motor grita que é uma beleza e o pior de tudo isso( oque mais dói) é ouvir mecânico dizer na minha cara que isso é normal do carro.

Me dê uma luz?!!!