17 dezembro 2008

Ford Fiesta- Falta de pulso no eletro-injetor

Sintoma: Durante a partida não havia injeção de combustível por falta de pulso no injetor e o motor não pegava. No entanto, colocando-se um pouco de gasolina no corpo de borboleta o motor voltava a pegar e funcionar normalmente.

Causa: No momento da partida do motor o chaveamento do injetor é feito pelo terminal 59 da unidade de comando, que aterrando sua saída permite que o combustível flua e o motor parta. Logo que o motor começa a funcionar, a UC interrompe o chaveamento pelo borne 59 e passa a fazê-lo pelo borner 58 que tem ligado, em série, com o injetor, um resistor que reduz a corrente que circula nele evitando o seu aquecimento demasiado. Como havia um problema interno à unidade, a ligação entre terminal 59 e o injetor estava interrompida. Assim não havia chaveamento durante a partida e o motor não pegava.

Solução: Foi efetuada a troca da unidade de comando resolvendo de vez o problema.

Sistema: FIC EEC-IV CFI

Nenhum comentário: