17 dezembro 2008

Fiorino- Estouro no escapamento e falhas

Sintoma: O motor funciona normalmente em marcha lenta e regimes de rotação média e alta. Quando se pisa bruscamente no acelerador ou quando se faz a retomada de velocidade, ocorrem falhas no funcionamento do motor "típico de velas com problemas" e estouros no interior do escapamento.

Causa: Analisamos as velas e cabos do sistema de ignição e nada foi encontrado de anormal. Partimos então, para a verificação do sensor de pressão absoluta. Os sinais de referência do chicote estavam em ordem e resolvemos testar o sensor com uma bomba de vácuo não encontrando nenhuma anormalidade. Ligamos o sensor e colocamos o motor em funcionamento para analisar a curva de resposta do sensor no local, aparecendo assim uma irregularidade. Como o sensor estava em ordem, verificamos a sua tomada de vácuo que estava muito obstruído.

Solução: Limpamos totalmente o sistema desaparecendo os sintomas.

Sistema: Magneti Marelli SPI G7

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu tinha certeza que ocorriam estouros no meu escapamento do Tipo 1.6 i.e.. E apesar de não perder a potencia e não sentir o carro fraco e o barulho não ocorria com o carro parado e sim na maioria das vezes só nas trepidações e lombadas eu limpei bicos, troquei velas, cabos de velas e bobina de ignição. Verifiquei filtros de combustível e nada. Levei em um mecânico amigo e só foi ele dar uma andada com o carro e ele logo disse... "estes estouros são do rolamento do eixo traseiro que estão ruins". Foi "batata", troquei e os estouros sumiram. Como o eixo fica muito próximo do escapamento eu me enganava. Espero ter ajudado, pois os estouros eram parecidos com entrada falsa de ar.