17 dezembro 2008

Fiat Tipo 1.6- Motor não pega e relé fica estalando

Sintoma: Ao se dar partida, o motor não entra em funcionamento. As vezes ameaça pegar mas fica só nisso mesmo. Ao se ligar a chave, ouve-se o relé de alimentação da unidade de comando se ativando e desativando continuamente.

Causa: Suspeitamos de mal contato do relé. Retiramos o mesmo do soquete, limpamos seus terminais com um limpa contatos e tentamos funcionar o motor, o que foi em vão. Partimos então para a verificação do chicote do relé, o qual constatamos falta de sinal em um dos seus terminais. Ao se dar partida, esse sinal passava a ser intermitente (utilizando uma caneta de polaridade). Ao fazer uma verificação mais minuciosa no sistema, descobrimos que o aterramento da unidade de comando se faz no coletor de admissão e, que os mesmos estavam com seus terminais rompidos.

Solução: Limpamos a superfície de contato, instalamos novos terminais e o problema foi solucionado.

Observação: O rompimento dos fios ocorre em função do ressecamento do mesmo e devido aos movimentos constantes do motor. Uma outra solução seria fazer esse aterramento no chassi para evitar esse tipo de problema.

Sistema: Bosch monomotronic M.1.7

Um comentário:

pit bull disse...

estou com meu tipo 95 sem faisca na bobina aqui onde moro os recursos são poucos ja deram meu carro por perdido o que eu faço me ajudem por favor:zinhopitbull@hotmail.com espero resposta por favor.