23 dezembro 2008

Fiat Code: Imobilizador eletrônico (Parte 1)

1. FIAT CODE

1.1 PALIO - GENERALIDADES

Para aumentar a proteção contra tentativas de furto, os veículos foram dotados de um dispositivo eletrônico que inibe o funcionamento do motor, denominado FIAT CODE o qual se ativa automaticamente retirando-se a chave do comutador de ignição. As chaves são dotadas de um dispositivo que transmite um sinal em código para a central FIAT CODE que, somente se reconhecido permite o funcionamento do motor.

O sistema FIAT CODE (immobilizer) é constituído por:

· central FIAT CODE;

· chaves eletrônicas (três ou quatro, de acordo com o modelo do veículo) contendo um dispositivo que transmite um código eletrônico;

· antena específica no comutador de ignição;

· central de injeção eletrônica do motor com uma linha serial de comunicação com a central FIAT CODE;

· 2 cartões (CODE Card) com o código secreto para o procedimento de partida de emergência;
- lâmpada piloto CODE.

As funções da central FIAT CODE são:

· reconhecer a introdução e a rotação de uma chave no comutador de ignição;

· alimentar a antena que envolve o comutador de ignição, fazendo com que a mesma emita um campo eletromagnético dando potência e energizando o TRANSPONDER (emissor de código) da chave;

· memorizar no máximo 8 chaves (1 mestra e 7 principais) com outros tantos códigos eletrônicos;

· verificar controles/elaboração dos códigos;

· gerenciar uma comunicação serial bidirecional monocabo com a central de injeção eletrônica; gerenciar o acendimento de uma lâmpada piloto específica;

O sistema FIAT CODE habilita o funcionamento da central de injeção eletrônica mediante uma troca de códigos.

Quando a chave está em MARCHA (+ 15) a central de injeção eletrônica envia uma solicitação de código à central FIAT CODE; a mesma responde e envia um código secreto somente após ter reconhecido (mediante a antena) uma chave eletrônica, introduzida no comutador de ignição.
Reconhecido o código, a central de injeção eletrônica comuta para a condição de consenso para a partida
do motor.

A central de injeção eletrônica pode memorizar o código secreto somente com um procedimento particular.

6 comentários:

antonio disse...

tenho uma fiat palio weekend ano 2001,recentemente o interruptor de segurança se partiu,(aquele que segundo o manual,desarma em caso de impacto cortando a alimentaçâo da bomba de combustivel)resolvido o problema,o carro virou o motor 2vxs,depois disto a lampada piloto que indica o funcionamento do code,não apagou mais e o motor não pega.Tentei fazer o procedimento de partida de emergencia mas a lampada piloto que era para piscar apos 8 segundos,naum aparesce.por favor me diga oaque pode estar acontecendo.Ciente da sua compreênção desde ja agradeço.

Oripes disse...

Tenho um Pálio Fire 2005, mod. 2006, e o sistema Fiat Code entrou em pane. O motor do carro não pega mais. Consultei o manual que por sua vez é de difícil consulta porque um lugar remete a outro,sendo que as instruções ali contidas não dão certo (partida de emergência C-1), pois não existem os tais "itens de lampejo" referidos no número 4 das instruções. Creio que vou ter que acionar o Guincho para levar até uma autorizada. Acho isso um absurdo e creio que vou ter que mudar de marca pois fiquei decepcionado com a Fiat.

edimilson disse...

o mesmo problema estar aconteceu comigo o meu faire deu pane e segui o procedimento do manual mais não tive solução,lampada piloto não pisca na contagem e o motor não responde continua sem sinal.

Anônimo disse...

o mesmo problema estar aconteceu comigo o meu faire deu pane e segui o procedimento do manual mais não tive solução,lampada piloto não pisca na contagem e o motor não responde continua sem sinal.

Anônimo disse...

o mesmo problema estar aconteceu comigo o meu faire deu pane e segui o procedimento do manual mais não tive solução,lampada piloto não pisca na contagem e o motor não responde continua sem sinal.

Anônimo disse...

o mesmo problema estar aconteceu comigo o meu faire deu pane e segui o procedimento do manual mais não tive solução,lampada piloto não pisca na contagem e o motor não responde continua sem sinal.