28 dezembro 2008

Fiat Code: Imobilizador eletrônico (Parte 6)

- ACESO: o acendimento permanente da lâmpada piloto com a chave em MARCHA (+ 15) indica uma das seguintes anomalias:

a - chave não reconhecida pela central FIAT CODE (comando do motor proibido);
b - linha serial não ligada ou central de injeção eletrônica e FIAT CODE não conseguiram entrar em comunicação;
c - procedimento de rememorização das chaves feito incorretamente.

Acendimentos temporários ou permanentes da Iâmpada piloto "CODE" durante a marcha ou partida do veículo não significam necessariamente um defeito do sistema mas, em certos casos, evidenciam a ocorrência de uma condição que pode ser interpretável como uma tentativa de manipulação por algum ladrão.

Se por acaso for verificada esta evidência, para efetuar um verdadeiro teste da instalação, é necessário parar o veículo, desligar o motor e posicionar a chave no comutador de ignição na posição "STOP"; girar novamente a chave na posição MARCHA: a lâmpada piloto "CODE" deverá acender-se e apagar-se após cerca de 7 segundo.

Caso a lâmpada piloto permaneça acesa após este último procedimento, repetir a operação, esperando na posição "STOP" por mais 30 segundos. Se após esta tentativa a lâmpada piloto "CODE" permanecer acesa quando a chave estiver na posição MARCHA, efetuar um diagnóstico do sistema FIAT CODE.

1.3. MEMORIZAÇÃO DAS CHAVES

1.3.1. ANTES DA MEMORIZAÇÃO DAS CHAVES

A primeira memorização das chaves é feita na produção.

Para verificar se a memorização foi efetuada, introduzir uma chave no comutador de ignição e girá-la na posição MARCHA (+ 15):

  • se a lâmpada piloto "CODE" se apagar, a memorização foi efetuada;
  • se após cerca de 2,5 segundos a lâmpada piloto "CODE" começa a lampejar com freqüência maior, o sistema ainda está virgem.

A condição de central FIAT CODE virgem é verificável também através do FIAT/LANCIA Tester no diagnóstico da central de injeção eletrônica.

1.3.2. MEMORIZAÇÃO DAS CHAVES COM SISTEMA VIRGEM

Por sistema virgem se entende a presença simultânea no veículo de uma central de injeção eletrônica e de uma central FIAT CODE que NÃO têm nenhum código memorizado (por exemplo, após uma intervenção que tenha requerido a substituição de ambas as centrais).

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