28 dezembro 2008

Fiat Code: Imobilizador eletrônico (Parte 4)

1.2.3. CHAVES ELETRÔNICAS

Dentro da chave está localizado um Transponder, dispositivo eletrônico NÃO alimentado pela bateria, que contém um código e que realiza a sua transmissão via ondas eletromagnéticas.

Quando se introduz a chave no comutador de ignição, o Transponder é energizado pela antena mediante ondas de rádio e responde automaticamente emitindo um código.

O veículo é entregue ao usuário com um número de chaves em dotação que varia de acordo com o modelo.

Cada chave contém um Transponder com um código secreto. A chave MESTRA, contém um código principal (Master Code) e deve ser usada EXCLUSIVAMENTE para o procedimento de memorização das chaves.

O código da chave MESTRA é o código principal (Master Code) memorizado na central de injeção eletrônica e no FIAT CODE; isto torna indissoluvelmente ligadas à central de injeção eletrõnica e à chave MESTRA. O desaparecimento ou danificação da chave MESTRA não permite mais posteriores procedimentos de memorização de novas chaves; um sucessivo defeito na central FIAT CODE tornará necessário, na ausência da chave MESTRA, a substituição das centrais FIAT CODE e de injeção eletrônica.

Com o veículo, são entregues ao cliente três tipos de chaves.

1 - Chave Mestra - vermelha
2 - Chave Principal - azul
3 - Chave principal para veículos dotados de sistema de alarme (azul).

- Utilizar a Chave Mestra somente para situações de emergência, em todo o caso, pode ser utilizado como se fosse a chave principal.




A chave (1), com empunhadura vermelha é a chave MESTRA. A mesma é fornecida em um único exemplar e serve para a memorização das outras chaves.

Observação: A chave MESTRA está apta para desenvolver todas as funções da chave principal. Recomenda-se no entanto, sua utilização somente em casos de emergência.

A chave (2) é a chave de utilização normal (chave principal). A mesma é fornecida com cópia e serve
para:

  • a partida;

  • as portas e o porta-malas;

  • o porta-luvas;

  • a tampa do reservatório de combustível.

Para os veículos equipados com sistema de alarme, é fornecido um duplo exemplar da chave (3) no lugar da chave (2).

Nenhum comentário: