17 dezembro 2008

Camisas carunchadas no motor MWM

Sintoma: Ao verificar o nível de óleo no motor MWM 4 cilindros de uma F-1000 (diesel) foi constatado que havia uma mistura de água e óleo lubrificante. Suspeitamos que pudesse haver alguma junta do cabeçote queimada, uma vez que o seu empenamento é muito raro, por serem divididos em quatro partes (uma para cada cilindro). Retiramos os mesmos e vimos que todas as juntas estavam em perfeito estado.

Causa: Suspeitamos de uma possível trinca interna em um dos cabeçotes e levamos para uma análise, não constatando nenhuma irregularidade. Passamos então a suspeitar do anel de vedação das camisas. Quando retiramos a camisa do terceiro cilindro, percebemos que a mesma estava com um furos (muito parecido com carunchos). Como trabalho numa escola, levei a camisa para o laboratório de ensaios de materiais e metalografia, onde foi constatado que os carunchos foram provocados por corrosão.

Solução: Todas as camisas foram substituídas, uma vez que as demais, embora não estivessem nas mesmas condições, já apresentavam vestígios de corrosão. Entramos em contato com a MWM e nos informaram que a causa estaria na falta do uso do aditivo para o sistema de arrefecimento (aditivo indicado pela MWM). Montamos o motor e tudo voltou a funcionar perfeitamente.

Observação: A MWM recomenda a utilização do aditivo para evitar que esses problemas aconteçam.

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